Como rodar programas MS-DOS em Windows 64 bits

Aos fãs e usuários de programas em DOS, agora há uma boa solução para rodar programas 16-bits e 32-bits em micros com Windows 64bits e, por sinal, trabalha bem mais rápido e eficiente do que o velho prompt do DOS que conhecemos: o vDOS.

O vDOS, disponível no site vDOS.info, é quase gratuito. Se você rodar em acessando um programa executável (EXE) em uma unidade de rede ou domínio, o mesmo mostrará um banner para registro toda vez que executá-lo (basta clicar em cima que sai), caso contrário, somente a cada 3 horas. O registro, para tirar este banner, custa 50 euros.

Para executar seu programa DOS favorito é fácil: basta copiar o arquivo vDOS.exe para a pasta onde se localiza o programa e executá-lo. Se quiser automatizar, crie um arquivo de texto chamado AUTOEXEC.TXT e um CONFIG.TXT na mesma pasta com os comandos. O Config.txt conterá alguns recursos extras, tais como ativar/desativar o MOUSE (não recomendo ativar), mudar o tamanho da tela (finalmente tela cheia de novo!) e configurar impressoras que podem ser usadas.

A documentação não é complicada e seu uso um dos mais fáceis que vimos até agora.

 

Modelo de tela do AUTOEXEC.TXT

Tela do CONFIG.TXT:

 

Nota importante: a G7 Informática não mantém parceria, revende ou dá suporte ao vDOS. Solicitação de informações ou suporte técnico está disponível apenas aos clientes de nossos sistemas e o suporte, se solicitado, pode ser cobrado de acordo com o tempo demandado, independente da solução total ou satisfação do produto.