Como alterar o número do terminal – versões em DOS

Muitas vezes, por facilidade, para um sistema em DOS funcionar no terminal, é colocado apenas um atalho para o programa rodando no servidor, através de uma unidade mapeada (letra da unidade do tipo Z:).

Só que, quando não se define o número do terminal, o programa assume como terminal 1, pegando todas as configurações daquele terminal.

Quando todos os terminais tem a mesma características aparentemente isso não acarreta problemas, mas não é possível definir configurações específicas para cada um, pois na próxima vez que executar o sistema, ele pegará as novas configurações feitas.

Desta forma, torna-se necessário definir um número. Isso pode ser feito de duas formas:

Alterando a variável TERMINAL através das variáveis de ambiente do Windows ou criando um arquivo de chamada do sistema (arquivo com extensão .BAT).

Um arquivo BAT requer um pouco mais de conhecimento do computador e pode ser baixado de www.g7.com.br/util/terminal.txt. Basta salvá-lo com o nome TERMINAL.BAT e alterar os dados pelo bloco de notas.

Para alterar as variáveis de sistema, vá em Configurações ou Painel de controle > Sistema. Clique na aba Avançado e depois no botão Variáveis de Ambiente.

Clique, no quadro de baixo, no botão NOVA (variável) e, em NOME DA VARIÁVEL, digite TERMINAL. Em VAVALOR DA VARIÁVEL digite o número do terminal (2 a 9).

Clique em Ok até fechar todas as janelas. Feche TODAS as janelas, incluindo do sistema, se estiver aberta, e entre novamente. Veja se no canto superior da tela aparece o número do terminal à direita do nome do usuário corrente.