Se você está recebendo o erro 12045 mesmo ao testar se a Sefaz está online, provavelmente a Sefaz de seu Estado atualizou seus certificados.
Clique nos links abaixo para baixar os certificados:
(base ano 2017 – pode ser que em outros anos não funcione ou esteja obsoleto)
Link ICP-BrasilV5: https://acraiz.icpbrasil.gov.br/ICP-Brasilv5.crt
Link Raizes certificadora de todos certificados: https://www.gov.br/iti/pt-br
Após baixá-los, instale-os clicando com o botão direito do mouse em cima do arquivo e depois na opção “Instalar Certificado”.
Mas tem pegadinha! Não vá no automático… na tela abaixo selecione a opção para escolher o local do certificado:
Clique em Procurar e selecione Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis.
Clique em Ok, depois em Avançar e Concluir.
No caso das raizes V1, V2, V3,.. vai ter um monte de SIM para responder…
Reinicie o micro e veja se resolve.