Pular para o conteúdo

Instalando sistema em DOS para ser usado no terminal

    Nossos sistemas em ambiente DOS NÃO devem ser instalados no terminal. Apenas no servidor.

    Para que os mesmos funcionem, deve-se, ANTES, fazer o compartilhamento da pasta do sistema no micro servidor e depois mapeá-la no terminal.

    Para saber como compartilhar e mapear, clique aqui.

    Depois disto feito, basta criar um atalho para o sistema no micro servidor OU criar um arquivo de lote para que o mesmo faça a montagem da rede (em algumas redes ela cai sozinha) conforme detalhes abaixo:

    Use o bloco de notas e salve o texto abaixo como TERMINAL.BAT (pode até ser no desktop/área de trabalho). Ajuste os nomes de servidor e pastas de acordo com seu sistema.

     

    ::— COPIE A PARTIR DAQUI

    @echo off
    cls
    SET CLIPPER=F120;R0;V010
    :: *** ALTERE O NUMERO DO TERMINAL ABAIXO (1 a 9)
    SET TERMINAL=2
    NET CONFIG SERVER /AUTODISCONNECT:-1
    :: *** TROQUE O NOME DO SERVIDOR E DA PASTA COMPARTILHADA ABAIXO
    ::net use j:    \\servidor\rest /persistent:yes
    :: *** TROQUE O NOME DO SERVIDOR E COMPARTILHAMENTO DA IMPRESSORA ABAIXO
    ::net use lpt2  \\servidor\epson /persistent:yes
    IF NOT EXIST J:\*.* GOTO FIM
    J:
    IF EXIST rest\*.* CD rest
    CALL rest.BAT
    :FIM
    ::--- COPIE ATÉ AQUI
    
    
    

    E se não funcionar…

    Se mesmo assim o sistema não funcionar (entra no menu inicial – em preto e branco), mas não entra no sistema, verifique os seguintes itens:

    1. verifique se o arquivo c:\windows\system32\config.nt está corretamente configurado. Abra-o pelo bloco de notas (notepad) do windows e edite-o. Procure a linha FILES=nnn onde nnn deve ser algo entre 100 e 150. Corrija e salve-o (em algumas versões poderá dar erro de segurança e ser impedido de gravar). Consulte um técnico se tiver dificuldades para fazer isso.
    2. Edite  arquivo de chamada do sistema (*.BAT) pelo bloco de notas e, logo após a chamada do sistema, inclua uma linha vazia apenas com a palavra PAUSE. Ao tentar entrar no sistema deverá parar em uma mensagem de erro.
    3. Teste o método manual:
      no terminal onde se dá o problema, abra o prompt do DOS, vá para a pasta do sistema (c:\rest, c:\stock, c:\video, etc). Se for unidade mapeada (isto é, o erro ocorre no terminal), vá para a unidade do servidor (exemplo: z: (enter) ) e depois para a pasta onde está o sistema, se estiver em uma subpasta.
      Execute manualmente o arquivo *.BAT (exemplo: rest.bat para Nota10 e estoque.bat para Stock) – apenas entre no menu de entrada e saia teclando o X. De volta ao prompt de comando, execute o programa principal manualmente (nota10.exe, stock.exe, video.exe, etc)…. o erro deverá aparecer.
    Iniciar conversa
    1
    Posso te ajudar em algo?
    Olá,
    Em que posso ajudá-lo? Clique no botão abaixo para nos chamar pelo Whatsapp.