Instalando sistema em DOS para ser usado no terminal

Nossos sistemas em ambiente DOS NÃO devem ser instalados no terminal. Apenas no servidor.

Para que os mesmos funcionem, deve-se, ANTES, fazer o compartilhamento da pasta do sistema no micro servidor e depois mapeá-la no terminal.

Para saber como compartilhar e mapear, clique aqui.

Depois disto feito, basta criar um atalho para o sistema no micro servidor OU criar um arquivo de lote para que o mesmo faça a montagem da rede (em algumas redes ela cai sozinha) conforme detalhes abaixo:

Use o bloco de notas e salve o texto abaixo como TERMINAL.BAT (pode até ser no desktop/área de trabalho). Ajuste os nomes de servidor e pastas de acordo com seu sistema.

 

::— COPIE A PARTIR DAQUI

@echo off
cls
SET CLIPPER=F120;R0;V010
:: *** ALTERE O NUMERO DO TERMINAL ABAIXO (1 a 9)
SET TERMINAL=2
NET CONFIG SERVER /AUTODISCONNECT:-1
:: *** TROQUE O NOME DO SERVIDOR E DA PASTA COMPARTILHADA ABAIXO
::net use j:    \\servidor\rest /persistent:yes
:: *** TROQUE O NOME DO SERVIDOR E COMPARTILHAMENTO DA IMPRESSORA ABAIXO
::net use lpt2  \\servidor\epson /persistent:yes
IF NOT EXIST J:\*.* GOTO FIM
J:
IF EXIST rest\*.* CD rest
CALL rest.BAT
:FIM
::--- COPIE ATÉ AQUI


E se não funcionar…

Se mesmo assim o sistema não funcionar (entra no menu inicial – em preto e branco), mas não entra no sistema, verifique os seguintes itens:

  1. verifique se o arquivo c:\windows\system32\config.nt está corretamente configurado. Abra-o pelo bloco de notas (notepad) do windows e edite-o. Procure a linha FILES=nnn onde nnn deve ser algo entre 100 e 150. Corrija e salve-o (em algumas versões poderá dar erro de segurança e ser impedido de gravar). Consulte um técnico se tiver dificuldades para fazer isso.
  2. Edite  arquivo de chamada do sistema (*.BAT) pelo bloco de notas e, logo após a chamada do sistema, inclua uma linha vazia apenas com a palavra PAUSE. Ao tentar entrar no sistema deverá parar em uma mensagem de erro.
  3. Teste o método manual:
    no terminal onde se dá o problema, abra o prompt do DOS, vá para a pasta do sistema (c:\rest, c:\stock, c:\video, etc). Se for unidade mapeada (isto é, o erro ocorre no terminal), vá para a unidade do servidor (exemplo: z: (enter) ) e depois para a pasta onde está o sistema, se estiver em uma subpasta.
    Execute manualmente o arquivo *.BAT (exemplo: rest.bat para Nota10 e estoque.bat para Stock) – apenas entre no menu de entrada e saia teclando o X. De volta ao prompt de comando, execute o programa principal manualmente (nota10.exe, stock.exe, video.exe, etc)…. o erro deverá aparecer.