Gerenciar e-mails

Webmail: personalizar uma assinatura nas suas mensagens enviadas de e-mail

É comum recebermos mensagens de e-mail com uma identidade bem definida e ainda com o logotipo pessoal ou da empresa de onde foi enviada.

É possível personalizar também suas mensagens com uma identidade visual própria e dar um toque mais profissional aos olhos de quem as recebe. Veja um exemplo a seguir:

  • Vamos iniciar:

Neste tópico vamos informar como fazer essa personalização no seu webmail, que é a interface da World Wide Web que permite a você ler e escrever e-mail usando um navegador (Chrome, Internet Explorer, Edge, Opera, etc.).

Na figura a seguir podemos ver a interface webmail do Roundcube. Podemos escolher outros arranjos, tais como o Horde ou SquirrelMail, mas vamos usar o Roundcube.

  • Personalização somente com texto

Siga os passos:

1 – Clique em “Configurações” no canto superior direito, onde está o ícone da engrenagem.

Será exibida a tela de configurações. Veja a figura a seguir:

2 – Clique em Identidades e será exibida a próxima tela a seguir:

3 – Selecione a sua conta de e-mail na coluna ao lado e será exibido, no lado direito, o painel de personalização das suas mensagens. Veja a figura a seguir:

Preencha os campos Nome, E-mail, Organização, marque a caixa “Definir como padrão” e clique em “Salvar”.

Os campos “Responder para” e “Cópia Oculta (Cco)” fica a seu critério e depende da sua política de envio de mensagens ou da empresa.

4 – No espaço Assinatura coloque o texto que vai personalizar sua mensagem e clique em “Salvar”. Veja a figura a seguir:

  • Inserir uma figura para melhorar a identidade gráfica

Se desejar, insira uma imagem que caracterize bem sua atividade. Essa é a melhor personalização das suas mensagens… Pode ser uma logomarca da empresa ou algo mais pessoal.

Veja como inserir a imagem:

5 – Marque e caixa “Assinatura em HTML” para ser exibido o menu de ferramentas. Pode ser que uma mensagem de alerta seja exibida, mas pode seguir em frente.

6 – Posicione o cursor no texto no local onde deseja que a imagem seja inserida (geralmente no ínicio) e, no menu de ferramentas, clique no ícone para inserir a imagem

Será exibida a tela de seleção da imagem:

Clique no ícone de busca ao lado direito da caixa de texto “Endereço da imagem”.

Será exibida a tela de imagens já arquivadas, mas não terá nada na lista se for a primeira vez que você está a personalizar suas mensagens. Veja a figura:

Clique em “Adicionar imagem” e encontre a imagem desejada que deve estar numa pasta conhecida.

A imagem deve ter no máximo 64 Kb e ser quadrada de preferência.

Após encontrada a imagem, ela será colocada na lista de imagens disponíveis. Veja a imagem de exemplo:

Clique na imagem desejada e será inserido a forma HTML na caixa de texto “Endereço dai magem” na tela a seguir e não altere este código. Veja a figura:

Clique em “OK” e a imagem será posicionada após o cursor no texto. Clique em “Salvar” no botão logo abaixo e veja o resultado final, como a seguir, mas que será com a imagem que você escolheu :

  • Vamos verificar o resultado

Faça um teste ao criar uma nova mensagem de email.

Clique no ícone “Criar email” e selecine o Tipo de editor para HTML e não Texto simples

Somente selecionado HTML é que a imagem será exibida. Veja a imagem:

Se está satisfeito é só enviar suas novas mensagem já com essa perosnalização, mas se desejar editar basta retornar ao começo deste tópico. Para apagar a imagem ou editar o texto basta selecionar e apagar com a tecla “Delete” e inserir outra imagem.

  • Várias personalidades

É possível criar várias identidades e cada uma delas com uma personalização. Basta clicar em [+] e editar a nova personalização da mesma forma descrita neste tópico.

Para excluir uma personalização, selecione a identidade e clique no ícone da lixeira. Veja a figura:

IMPORTANTE: Este tópico pode estar sujeito a alterações quando ocorrer mudanças no procedimento na interface do webmail.