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Usando Outlook para backup de mensagens

    Como criar uma pasta local no Outlook para guardar as mensagens fora do servidor de hospedagem (webmail).

    É comum os usuários armazenarem suas mensagens de e-mail no próprio Outlook, mas, se estiverem configuradas com acesso IMAP na verdade estão trabalhando como espelho do que está no servidor de hospedagem. O mesmo se aplica ao uso direto do webmail.

    Trabalhar assim tem suas vantagens e desvantagens. Entenda as diferenças de conexão POP e IMAP para mensagens de e-mail:

    Vantagens do IMAP:

    • As mensagens ficam direto no servidor de hospedagem.
    • É fácil sincronizar mensagens no micro, no celular ou no webmail de onde estiver.

    Desvantagens do IMAP:

    • Apagou em um dispositivo, apagou em todos os locais ao mesmo tempo.
    • A chance de invadirem sua conta e adulterar suas mensagens (principalmente boletos) é maior, pois a mensagem do boleto está lá parada. Em muitos casos a adulteração não é percebida pelo usuário, pois o invasor mantém os dados básicos da mensagem (data, hora, remetente e demais cabeçalhos), dificultando a percepção de adulteração, que só pode ser comprovada pelo datacenter.
    • As caixas de mensagens têm limites de tamanho. Se o usuário precisar manter muitas mensagens, principalmente com anexos grandes, corre o risco de ficar sem espaço e as mensagens novas começarem a retornar com erro de caixa de mensagens lotada.

    Outro modo de conexão é o modelo POP:

    Trabalhando como POP, onde o programa-cliente (Outlook, Thunderbird, Mail, etc) baixa a mensagem localmente:

    Vantagens do POP:

    • A mensagem é baixada para o programa de e-mail e ela estará disponível, mesmo que se a conexão com a internet cair.
    • A princípio, ninguém adultera remotamente de forma fácil, mensagens que já estão em seu micro (exceto se o computador estiver contaminado).

    Desvantagens do POP:

    • Não fica disponível para consulta online (celular, webmail, etc), exceto se deixar uma cópia dos últimos dias no servidor.
    • Se pifar o micro, pode perder o que está gravado, se não tiver backup rotineiro.

    Modelo meio-a-meio com POP:

    Configura-se o cliente de e-mail (Outlook ou outro programa de mensagens) em modo POP, mas recomenda-se configurar para deixar uma cópia no servidor por 30 dias.

    Vantagens:

    • É possível consultar as mensagens, desde que baixadas nos últimos dias, em celular e outros dispositivos.
    • A mensagem já baixada no programa de e-mail já está no micro e a partir daí é mais difícil de ser adulterada.

    Desvantagens:

    • Mensagens enviadas geralmente ficam no dispositivo de onde enviou. Se enviou do celular, ficará no servidor (webmail). Se mandou do Outlook, ficará no Outlook.
    • Tem que fazer backup dos arquivos do Outlook (ou programa equivalente) com frequência para um HD externo ou servidor local, que não seja o próprio micro.

    Modelo meio-a-meio com IMAP:

    Configura-se o cliente de e-mail (Outlook ou outro programa de mensagens) em modo IMAP e cria-se arquivo de dados LOCAL para arrastar mensagens menos importante manualmente para o micro, tirando do servidor de hospedagem.

    Vantagens:

    • É possível consultar as mensagens que ficaram online em celular e outros dispositivos, desde que não tenham sido movidas para arquivo local.
    • Mensagens enviadas ficam disponíveis para consulta online em qualquer dispositivo, desde que não tenham sido movidas para arquivo local.

    Desvantagens:

    • Mensagens que não foram movidas manualmente para o micro, correm o risco de serem adulteradas antes de serem baixadas.
    • Tem que fazer backup dos arquivos do Outlook (ou programa equivalente) com frequência para um HD externo ou servidor local, que não seja o próprio micro.

    Como trabalhar com este último modelo:

    Vamos ensinar como criar uma pasta local no computador que será usada para guardar as mensagens com mais segurança e privacidade, removendo-as do servidor evitando lotarem a caixa ou deixando a mensagem vulnerável a adulteração.

    Siga os procedimentos a seguir:

    1. Clique no botão INICIAR (símbolo do Windows à esquerda embaixo da barra de tarefas) e digite CONTROL (Enter) para abrir o painel de controle no Windows 10.
    2. No Painel (acima), se estiver exibido por categorias (2 colunas), clique em CONTAS DE USUÁRIO e depois em Mail (Microsoft Oulook), caso contrário direto em Mail (Microsoft Oulook) (tela abaixo):
    3. Na janela abaixo clique na opção Contas de e-mail.
    4. Depois, selecione a aba Arquivo de dados e clique em Adicionar.
    5. Escolha o nome e o local onde o seu arquivo de dados do Outlook será gravado. Recomendamos usar a pasta Documentos > Arquivos do Outlook se já não apontar automaticamente lá. Deve ser uma pasta que você saiba onde está para fazer backup posteriormente. Escolha um nome fácil, tal como “Mensagens-Outlook”.

    Uma vez criada, esta pasta aparecerá no painel do Outlook à esquerda.

    É possível também criar subpastas conforme sua necessidade de organizar as mensagens.

    Para adicionar as mensagens basta selecioná-las da pasta IMAP, onde aparecem as mensagens atuais, e arrastá-las para as pastas locais mais abaixo, tirando-as do servidor.

    Crie subpastas para caixa de entrada, itens enviadas e outras que julgar de maior importância ou categorias desejadas.

    Importante fazer backup regularmente!

    Só não deixe de fazer backup da pasta criada manualmente, copiando-a, com o Outlook FECHADO, para uma unidade externa, seja pen-drive, hd externo ou até mesmo outro micro.

    Não recomendamos usar o Google Drive ou Onedrive, pois arquivos grandes geralmente travam esta operação e deixa de ser confiável.

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