Configurando e-mail no Outlook 2010, 2013 e 2016

As configurações abaixo servem praticamente sem alterações para as versões 2010 a 2016 do Outlook.

As versões mais recentes oferecerão a configuração automática. Recomendamos usar configurações manuais, visto que as automáticas geralmente configuram a conta como IMAP (permanece tudo no servidor online, com limitação de espaço).

Existem 2 tipos mais usados de acesso à conta:

IMAP – A grande vantagem deste modo é que as mensagens ficam todas no servidor e todos os dispositivos ficarão sincronizados. A desvantagem é que se apagar uma mensagem em um dispositivo, todos perderão aquela mensagem. Se houver problemas no servidor, tal como exclusão inadvertida da conta ou uma pane geral, todos os emails sumirão.

POP – A grande vantagem é que desta forma as mensagens serão baixadas para o cliente de email (cliente= Outlook, Thunderbird, etc). É possível deixar uma cópia por N dias no servidor antes de excluí-la (não recomendamos deixar tudo). A desvantagem é que as mensagens poderão não ser sincronizadas corretamente com o celular se o mesmo estiver em modo IMAP. Não é recomendável deixar as mensagens no celular em modo POP, pois poderá ocupar todo o espaço de armazenamento do mesmo.

Modo que recomendamos para quem usa Outlook: Configurar tudo como IMAP e, no Outlook, criar uma base de dados local para mensagens antigas ou demasiadamente grandes. Desta forma, o usuário poderá arrastar, a seu critério, quais mensagens deixará localmente no seu Outlook e quais ficarão online, evitando lotação da caixa de mensagens online. O backup da base de dados local no micro deverá ser feita manualmente ou pelo onedrive.

Como configurar:

Abra seu Outlook e clique em Ferramentas > Configurações de contas.

 

Se for adicionar conta, clique em Nova conta e escolha para fazer configurações manuais.

Para o nome do servidor, use sempre mail.nome-do-domínio.com.br, se-o para imap, pop, smtp, etc. Todos apontam para o mesmo endereço de internet, só que o mail.nome-do-domínio.com.br é o único que geralmente tem certificado SSL ativado.

Preencha conforme abaixo, trocando seu-nome@dominio.com.br pelo seu e-mail completo.

Clique em Mais Configurações e preencha as guias conforme abaixo:

Importante: Marque a caixa Meu servidor de saída requer autenticação, para conseguir enviar mensagens.

Mais importante: E na guia Avançado, altere a porta de saída, que geralmente está com 25, para 587. Caso não faça isso, você não conseguirá enviar e-mails.

Alguns servidores exigem ou ficam avisando da falta de certificado SSL.

Neste caso, mude as portas para:
servidor de entrada pop3: de 110 (sem SSL) para 995 (com SSL)
servidor de saida smtp: de 587 (sem SSL) para 465 (com SSL)
servidor de entrada imap: de 143 (sem SSL) para 993 (com SSL)

Clique em ok até sair e teste as configurações.

 

 

Se precisar de mais ajuda, entre em contato conosco pelos telefones abaixo.