Pode haver um problema com seu SSD e todos os dados armazenados podem estar em risco.
Os proprietários de SSDs podem não perceber isso ainda, mas os SSDs têm uma vida útil limitada e é muito importante cuidar de sua integridade (saúde).
Um SSD com defeito pode resultar em perda de dados.
Neste breve artigo, mostraremos como o próprio Windows informa sobre o status do seu SSD, além de um aplicativo gratuito que fornece diversas informações sobre marca, modelo e SSD.
especificação.
Checagem rápida pelo próprio Windows
Verifique a integridade do seu SSD no Windows 10 ou Windows 11 usando comandos no aplicativo Prompt de Comando do Windows.
Clique na barra de pesquisa do Windows.
Digite CMD e pressione Enter.
O aplicativo Prompt de Comando será aberto.
Digite WMIC e pressione Enter.
Digite diskdrive get status e pressione Enter.
Se a informação “OK” for exibida, significa que o SSD está funcionando corretamente.
No entanto, se você vir “Pred Fail”, isso indica um problema com o SSD e é recomendável fazer backup dos dados no SSD, pois isso pode causar problemas.
CrystalDiskInfo
Outra maneira fácil de verificar o status do SSD e de outras unidades do sistema é o aplicativo gratuito CrystalDiskInfo.
Este software para Windows exibe diversas informações sobre as unidades do seu sistema, incluindo marca, modelo e especificações técnicas, bem como informações sobre a operação da unidade, incluindo temperatura e integridade de dados.
Na imagem acima, além do status de integridade do SSD expresso em porcentagem, o aplicativo também mostra marca, modelo, firmware, número de série, unidade, temperatura da interface, tempo de operação e até quantidade de vezes ligado e horas de utilização. (nota pessoal: ok que o gosto pela decoração original é duvidoso, mas veio assim…)
Dependendo do cenário, as informações são exibidas em avisos de cores diferentes para indicar um possível problema com uma das unidades do sistema.
Existe também o CrystalDiskMark, que também dá mais informações bem mais técnicas de performance de SSD.
Dica importante!
Ao comprar SSDs, cuidado de onde compra. Muitos SSDs abaixo do valor médio de mercado podem ser falsificados ou refugo. Chegam a funcionar alguns meses e pifam rapidamente.
Compre de lojas idôneas e conhecidas que ofereçam garantia de pelo menos 12 meses. Tem marcas que oferecem até 3 anos de garantia após seu registro.
Não vale a pena economizar R$ 100-150 para uma ferramenta que, se pifar e te deixar na mão, vai ter um custo de recuperação muito maior.
Fonte/Créditos: Fabio Feyh
https://www.adrenaline.com.br/artigos/como-verificar-a-saude-de-um-ssd/