Cada dia mais temos que assinar um documento digitalmente. Em muitos sites basta clicar em Entrar com certificado digital e já é suficiente para aparecer uma janela perguntando qual certificado (instalado no micro) usar.
E quando temos que enviar um documento assinado digitalmente?
Aí começa a faltar informação, programas bons e tutoriais decentes…
Primeiro, é necessário saber que nem todos os arquivos podem ser assinados digitalmente. Vamos nos ater no caso mais comum para documentos: o formato PDF
Se seu documento original foi feito em Word, salve-o no formato nativo (doc/docx) e depois clique em SALVAR COMO e escolha o formato PDF. Ou, “imprima” o documento através de uma impressora PDF. Teremos, assim, um PDF não-assinado.
Há vários leitores/impressoras PDFs no mercado e muitos fazem este tipo de trabalho, mas vamos utilizar, neste exemplo, o Adobe PDF Reader [link para o site da Adobe], que é o que se mostrou mais simples e fácil de se usar, apesar de ter ganhado muito “peso/tamanho” nos últimos anos, transformando-se num elefante.
Assinando PDF com o Adobe Reader
Após o Adobe Reader instalado, abra o arquivo PDF gerado pelo Word (ou qualquer outro EM FORMATO PDF), pelo Adobe Reader.
Se o Adobe Reader não for o programa padrão para abrir PDF, clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e abra-o selecionando Abrir com… Adobe Acrobat DC. Ou vá pelo caminho tradicional: Abra o Adobe > Arquivo > Abrir.
Com o arquivo aberto no Adobe Reader (exemplo abaixo), se aparecer a pergunta Enable Editing, clique no botão para permitir alterar o documento.
Depois clique no menu TOOLS > Certificates (tela abaixo):
Aparecerá uma tela similar a abaixo… clique em Digitally Sign. O aviso pedirá para, depois de clicar no Ok, selecionar uma área onde aparecerá a assinatura visual. Faça um box com o mouse em cima da área de assinatura, como se fosse gerar uma área para assinar manualmente.
Selecionada a área, será perguntado qual certificado digital irá usar. Escolha o e-CPF e não use o e-CNPJ, se possuir os dois. Clique em continuar.
Aparecerá uma nova janela de confirmação do uso do certificado. Basta clicar em Sign (assinar).
O Adobe irá pedir para salvar o arquivo e recomendar que se bloqueie (LOCK) para evitar alterações, que é o correto. O documento, após reaberto, ficará como o abaixo:
Como assinar PDF com o Foxit Reader
No Foxit Reader o procedimento é similar… abra o PDF não assinado no Foxit, vá no menu Protect > Sign & Certify > Place Signature.
Com o mouse, abra uma área onde será marcada a assinatura digital, como se fosse uma assinatura normal.
Ao definir a posição e área, abrirá a tela abaixo para seleção de certificado, que já deve estar instalado no computador.
Selecione o certificado na lista suspensa e clique no botão Sign.
Após a inserção da assinatura, o Foxit pedirá para salvar o arquivo assinado. Salve com nome diferente do que estava, para não apagar o original não assinado.
O documento ficará similar ao assinado pelo Adobe, como abaixo:
Agora basta enviar o PDF assinado para o destinatário.
Dica: Sempre mantenha uma cópia original não assinada, com outro nome ou em outra pasta.